Fique onde está e então corra - John Boyne



EDITORA: SEGUINTE
Número de páginas: 224
Lançamento: 2014
28 de julho de 1914, Londres, um dia inesquecível para Alfie Simmerfield, seu aniversário de cinco anos. Muitos de seus amigos não puderam comparecer, os adultos pareciam distantes, preocupados. Alfie escutava os adultos comentando que tudo estaria resolvido antes do Natal, sua avó não parava de dizer que todos estavam perdidos, o que ele não entendia era que a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar.

Prevendo que em breve a população masculina seria obrigada a se alistar para o combate, muitos homens da rua Damley se voluntariaram, dentre eles, George, o pai de Alfie. Quando um soldado fardado aparece no número 12, Alfie demora para perceber que o soldado na verdade é o seu pai. Essa parte da história foi bem marcante para mim.

Com a guerra, e a falta que faz o salário de leiteiro de George, sua mãe, Margie, passa a trabalhar cada vez mais para tentar sustentar a casa, passa diversos turnos como enfermeira no hospital, e quando chega em casa ainda lava e costura roupas para ajudar no orçamento. Percebendo as dificuldades, Alfie lembra da caixa de engraxate de seu vizinho, que foi convidado a se retirar de sua casa por não ser Inglês, e pega emprestado para tentar ganhar algum dinheiro.

Enquanto estava em treinamento, seu pai enviava cartas com frequência, contando sobre sua rotina. Com o tempo a quantidade de cartas foi diminuindo. Margie ao ser questionada por Alfie do porque de seu pai não enviar mais cartas, disse ao filho que o pai estava em uma missão especial, mais Alfie sabia que não era verdade.

Todos os dias Alfie conferia os números no jornal, número dos homens mortos, procurando pelo do seu pai. Um determinado dia na estação, engraxando sapatos ele descobre uma pista sobre o paradeiro do pai. Alfie parte em uma missão secreta: trazer seu pai de volta para casa.

O livro é narrado em terceira pessoa, e é possível notar o amadurecimento do personagem por conta das adversidades da vida com o decorrer das páginas. Definiria Alfie com as seguintes palavras: Inteligente, Corajoso e Questionador. Em diversos momentos do livro o protagonista questiona as pessoas a sua volta sobre alguns assuntos polêmicos: por que as mulheres não podem votar? por que todos riem quando ele fala que sua amiga Kalena quer ser primeira ministra? por que chamam seu vizinho Joe de objetor? 

Fique onde está e então corra é uma história intrigante, envolvente e de uma leitura muito agradável, recomendo a todos.

Como muitos leitores gostaram da ideia de apresentar as capas pelo mundo, trago as capas do Reino Unido que é a que mais se diferencia das demais, a dos Estados Unidos e a da Alemanha.



60 comentários:

  1. Quero muito ler "Fique onde está e então corra", pois adoro os livros do autor.
    Se este livro seguir o mesmo modelo de "O Menino do Pijama Listrado", com certeza vai entrar para a lista dos meus favoritos.
    Abraços!

    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OI Camila tudo bem? fazia um tempinho que não passava por aqui e preciso te dizer o blog ta lindo ^^

    Ainda não li este livro mas sei que é o mesmo autor do drama O menino de pijama listrada que eu adorei assim como o filme.

    Pretendo ler em breve!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, eu mesma fiz o novo layout! A leitura vale a pena, assim como a leitura do "O menino do pijama listrado", beijos.

      Excluir
  3. Oi, Camila! Poxa, muito obrigada! Estava realmente procurando alguém que já tivesse lido esse livro porque queria muito a opinião de alguém, queria saber se era tão bom quanto "O Menino do Pijama Listrado"! Bom saber que você recomenda o livro! :D Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila,
    A sua resenha ficou ótima, sensacional! Quero ler esse livro, pois gosto de ler história relacionadas a guerras.
    Beijos
    Tão doce e tão amarga.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Thamiris, também gosto da temática, beijos!

      Excluir
  5. Oi Ca, tudo bem???
    Eu não curti o tema abordado na leitura não faz muito meu tipo sabe? Gostei muito de sua resenha e dos detalhes... as leituras em terceira pessoa é boa devido ao fato de você observar o cenário como um todo! Isso é importante, mas eu adoro as narrações em primeira pessoa principalmente quando crio empatia com os personagem que narra. Xero!!!
    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de narrativas em primeira pessoa, mas é bom variar as vezes! Eu adoro o tema \o/
      Beijos Di!

      Excluir
  6. Olá!

    Não gosto muito da temática guerra, mas acho que esse livro deve ser bom. Do John Boyne já li "Noah foge de casa", que também é ótimo!

    Seguindo :)

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo Kamila, sou suspeita a falar porque adoro a temática! Beijos

      Excluir
  7. Adorei a resenha, a história parece bem envolvente, mesmo que o tema de guerra não seja o meu favorito. E amei a capa também <3
    Amei o blog, já estou seguindo e dei um like na fan page :)
    Beijos, http://leiturasemfrescuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Mariana, vou visitar o seu cantinho também! Beijos

      Excluir
  8. Olaaaa
    Adoro esse autor, já li alguns livros dele, ESSE titulo ainda não li, mas quero muito ler!
    Assim como "O ladrão do tempo" que é outro que parece ser incrivel! :)
    Que bom que você gostou, me deixou ainda mais animada!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lara, já tinha lido "O menino do pijama listrado", eu tinha adorado. Esse livro é excelente, me deu vontade de ler mais histórias do autor! Beijos

      Excluir
  9. Não sou muito fã de temas que envolvem guerra, mas esse livro chamou minha atenção pois parece uma leitura leve como você disse .Sem pesar no tema guerra.

    um ótimo final de tarde

    Joyce

    ResponderExcluir
  10. Isso mesmo Joyce, é uma bela história. Não chega a ter cenas diretas de guerra e matança, só alguns pensamentos. A parte principal da história não está focada nisso, beijos.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse autor nem o livro. Mas me interessei bastante.
    Me parece ser linda a história.
    Amei o nome do blog <3

    http://meusdespropositos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Camila,

    Eu gosto muito da escrita do Jonh Boyne, amei O MENINO DO PIJAMA LISTRADO e pela sua resenha creio que também gostarei de FIQUE ONDE ESTÁ E ENTÃO CORRA.
    Gostei muito da sua resenha.

    Beijos
    Tânia Bueno
    http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Até agora li apenas um conto do John Boyne que gostei bastante. Sua resenha me deixou empolgada para ler mais coisas do autor, vou procurar esse.
    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. John Boyne me ganhou desde O Menino do Pijama Listrado, e desde entãos os livros dele começaram a fazer parte da minha estante. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas com certeza vou lê-lo assim que chegar na livraria da minha cidade.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando morava no interior sofria com essa coisa de esperar chegar, agora em Campinas é bem mais fácil de adquirir os livros! Beijos

      Excluir
  15. Eu tó louca por esse. Hoje até a menina no metrô tava lendo, só não roubei porque era em inglês. Kkkkkkk
    Eu quero ler por causa desse lance de o protagonista tão novo ter que amadurecer tão rápido. Passei por uma situação de ter que fazer coisas de adulto quando tinha 10 anos, mas nem se compara com o que Alfir viveu. Sinto que esse livro é bem delicado.
    Beijinhos!
    Giulia - prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giulia pegasse mesmo assim, ficam lindos na estante kkkkkkkk, brincadeira! Também passei por algumas situações assim, talvez por isso a história chame tanto minha atenção. Beijos

      Excluir
  16. Olá, como está?
    Eu simplesmente amei a capa desse livro e queria muito ler (só por causa da capa).
    Depois eu descobri que o livro é ambientado na primeira guerra e (me chame de maluco!) eu tenho repulsa por livros que sejam ambientados nas guerras mundiais, então não pretendo mais ler.
    De toda forma, adorei a resenha e amei a capa do Reino Unido tanto quanto a original.

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, quando não gostamos do tema, é melhor partir para outro livro mesmo, porque a leitura não flui! Beijos

      Excluir
  17. Acho o John Boyne um autor singular. Por enquanto só li um de seus livros, mas confio muito em suas histórias e compro qualquer um de seus livros de olhos fechados só por conta deste que já li. Ele gosta de fatos históricos e eu também, portanto este livro já está na minha mira e pretendo ler assim que der. Gostei de ambas as capas apresentadas.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro fatos históricos, meus livro preferidos são ambientados em situações históricas. Beijos

      Excluir
  18. Oi Camila
    Eu tinha visto esse livro em outro blog e já tinha me interessa nele, mas esta é a primeira resenha que leio e novamente fiquei com vontade de adquirir o livro. O que e chamou a atenção logo no começo foi o nome diferente e capa linda, então ler a sua resenha e perceber que o livro é bom, fico com mais vontade de ler.

    Beijos,
    Jéssica
    http://www.leitorasempre.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome é bem diferente mesmo, mas com o decorrer da leitura vai fazer sentido! Beijos

      Excluir
  19. Oi Camila, tudo bem?
    Eu já li O menino de pijama listrado e fiquei sem palavras. Esse autor escolhe temas que já sabemos que irão acabar com nosso coração. Ver esse menino na busca por seu pai, vai me arrasar, eu tenho certeza. O mais difícil deve ter sido, naquela época, sem entender o que estava acontecendo, ver todos os homens indo embora deixando mulheres e crianças desamparados financeiramente e emocionalmente também, divididos entre o sentimento de patriotismo e o amor por sua família. Além de saberem que voltar era a exceção.
    Quero muito ler esse livro.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cila é exatamente isso que eu senti, o desespero das mulheres e crianças que ficam para trás, que dia após dia ficam esperando seus familiares retornarem para casa ou a visita de algum oficial com péssimas notícias, o livro transmite bastante destas situações!
      Beijos

      Excluir
  20. Olá Camila!
    Parece ser um livro bem forte.
    Uma história que mexe com o leitor e nos faz refletir.
    Quero muito saber se o Alfie conseguiu achar o pai.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esse livro mexeu comigo. Embora o livro aborde um assunto pesado, o autor consegue abordá-lo de maneira leve!
      Beijos

      Excluir
  21. Adorei a resenha *-*
    Já tinha visto esse livro por ai, mas nunca tinha parado para ler uma resenha dele e também não conheço o trabalho do autor, pois nunca li nada dele, mas tenho um grande interesse, pois ouço muitos elogios em relação aos seus livros *o* E agora lendo sua resenha, vi que esse livro deve ser ótimo também, deve ser uma história bem emocionante e que nos faz pensar em várias coisas. Enfim, adorei o post, espero ter oportunidade de ler esse livro e quanto as capas, eu gostei de todas, elas são bem parecidas, né? Tirando a do Reino Unido que é mais diferente, mas também é linda *-*

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, além deste livro recomendo O Menino do Pijama Listrado do John, é incrível!!! Beijos

      Excluir
  22. Oi Camila

    Não conhecia esse livro, e a história parece mostrar bem o amadurecimento e as reflexões do protagonista, diante não só da guerra mas de regras imposta à sociedade da época.
    Ótima indicação.

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amadurecimento do personagem é incrível, difícil de acreditar que alguma criança atualmente teria um comportamento parecido! Beijos

      Excluir
  23. Oi Camila,

    a história parece ser bem emocionante, tendo como tema de fundo a primeira guerra e um garoto em busca de seu pai.
    Só espero que ele não me faça chorar e entrar em depressão, pois livros assim tendem a fazer isso comigo.

    Beijos e adorei sua resenha.

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não cheguei a chorar, e olha que eu sou super chorona, mas refleti bastante sobre a vida e os acontecimentos históricos, inclusive os atuais, como a guerra em Gaza.

      Excluir
  24. Oi, Mila!
    Menina, John Boyne é John Boyne, não é? Fico me perguntando se esse homem escreveria algum livro ruim. Sei que esse é o tipo de livro que nos traz reflexões e nos deixam com os sentimentos a flor da pele, quero demais lê-lo desde que o vi em destaque na livraria como lançamento!
    Adorei a resenha!
    Beijos!
    http://cantaremverso.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Fran *-* ele é incrível!!!! Leia você vai adorar!!! Beijoss

      Excluir
  25. Adorei o Alfie ser questionador assim, isso ajuda a gente a questionar e a refletir mais ainda também. E que bom que dá pra notar o amadurecimento do personagem!

    Amo histórias que nos intrigam e nos envolvem, do autor só li O Menino do Pijama Listrado, e curti bastante a escrita dele; acho que ia curtir esse livro também.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, o Alfie é incrível, me fez refletir bastante mesmo! Se gostou do O Menino do Pijama Listrado, com certeza vai gostar desse também! Beijos.

      Excluir
  26. Oieee, eu vi este livro na aba de lançamentos de um site, mas não li nem a sinopse e não sabia do que se tratava, depois de ler sua resenha fiquei curioso para ler o livro, o mesmo deve ser muito emocionante e intrigante. Gosto bastante destas histórias com estas temáticas ambientadas em guerras, na maioria os livros são muito intrigantes e as histórias muito lindas, fiquei curioso para conhecer esta história, valeu pela dica, Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro as histórias que são ambientadas em guerras, beijos

      Excluir
  27. Olá
    Confesso que até pouco tempo atrás não me interessava muito por esse tipo de leitura, porém ultimamente tenho procurado mais livros assim.
    Então esse já está lista!

    Até maiss

    O Outro Lado da Raposa
    Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
  28. Oie Camila, tudo bom?
    Eu amo o John e tenho certeza que vou adorar esse livro, Eu duvido que um dia irei ler algo dele e me decepcionarei hahaha Tenho certeza que jamais vai acontecer. Primeiro que eu adoro a narrativa dele, e segundo que livros instigantes, envolventes e perincipalmente que notamos o amadurecimento dos protagonistas são tudo pra mim *-* quero demais esse livro.

    Beijos!
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kéziah, também só tenho elogios para o autor, a escrita dele é incrível, beijos!

      Excluir
  29. Pera, ele com 5 anos vai atrás para trazer o pai para casa?
    Gente, isso é amor demaaaais <3
    Eu não tinha muito interesse no livro, mas já vi que preciso lê-lo. De preferencia com uma caixinha de lenços ao meu lado.
    Parece uma linda história, parabéns pela resenha =)

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem 5 anos sim, mas quando sai à procura de seu pai está com 9 anos! Beijos

      Excluir
  30. Oi Cami!
    Eu adoro livros que me fazem questionar! Eu amei que ele fala da primeira guerra mundial, eu gosto de livros com o caráter histórico assim! Outro ponto foi o desenvolvimento e o crescimento dos personagens! Gostei!
    Um grande Beijo!
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  31. Também adoro livros com o caráter histórico, dá para se sentir na época um pouco, de tão real que são as cenas. Beijos

    ResponderExcluir
  32. Olá Camila, tudo bem?

    Acredita que ainda não consegui ler nenhum livro do autor John Boyne? Se você puder me dizer qual deles é melhor para começar, eu agradeço, porque sou bem das perdidas hahaha.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela, recomendo O menino do pijama listrado, que já foi lançado há algum tempinho, e depois que você ler já tem até o filme para assistir! Beijos

      Excluir
  33. Oi Camila,
    Quando li o nome do autor, pensei gente já ouvi falar nele, realmente até li o Menino do Pijama listrado, gostei muito da narrativa.
    Essa capa é linda ni meu ponto de vista, compraria o livro somente por ela, mas um fato que deixou empolgada pra ler foi o protagonista ter que amadurecer, sempre acabo me identificando de alguma forma.
    Acredito que vou gosta bastante desse livro também.
    Beijos Mari - Stories And Advice – Minha Opinião Poder

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Sua opinião é super importante para o Porão!
Deixe seu recadinho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...