A biografia de Novak Djokovic - Blaza Popovic

Editora Évora
Ano 2013
549 páginas
Esse livro é tudo, menos uma simples biografia de uma cara qualquer! Sérvio, nascido em 22 de maio de 1987 a história de Novak Djokovic é entrelaçada aos acontecimentos do país, as constante guerras e isso não poderia ficar de fora de sua biografia. Em alguns momentos somos surpreendidos com treinos em meio à bombardeios, um cenário assustador para uma criança.

Somos apresentados a um homem fantástico, que desde menino era muito determinado e sonhador. Sonhava em um dia conquistar o torneio de Wimbledon. Sempre foi muito focado e era dos poucos meninos que não reclamava dos aquecimentos e alongamentos pré/pós treino, desde cedo sabia da importância dessa rotina.

 Somos apresentados também a personalidade do povo sérvio, que pode ser visualizada com a frase abaixo:

"De acordo com o jeito sérvio, aprende-se a enxergar os próprios erros, a ser modesto, e, se você tiver objetivo achará o caminho" (p.5)

Diferente de muitos jogadores de tênis Djokovic, Nole para os íntimos, não era o típico menino rico que treina tênis. Seus pais trabalhavam muito para proporcionar uma boa vida a seus filhos. Logo cedo uma treinadora da Sérvia percebeu seu talento e dava aulas ao garoto.

Aos poucos somos apresentados a sua caminhada no tênis, tudo isso contado por um jornalista esportivo sérvio. O que demostra também como os sérvios são unidos e patriotas.

No meio do livro encontramos algumas fotos de Djokovic, desde sua infância. 


E no final do livro temos uma linha do tempo com os torneios que participou, os títulos que conquistou.


 O livro é bem grande, tem 549 páginas, o que em alguns momentos torna a leitura cansativa, pois fica difícil de manusear. Um problema do livro é que encontrei vários erros de revisão e mais para o final do livro até erros de concordância. 

Fora esse detalhe recomendo a leitura para os amantes do tênis, de biografias e até de história. O autor conseguiu mesclar bem as coisas, e para pessoas curiosas como eu é um prato cheio!








18 comentários:

  1. Ola Camila eu gosto muito de biografias pois conhecemos a fundo grandes homens/mulheres e suas histórias de luta , sucessos ou fracassos. mais o lado humano deles. Que bom que gostou da leitura. beijos


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro bem bonito e interessante :)

    Adorei o seu blog e já estou a seguir :)
    beijos,
    Daniela
    http://ddocesonhadora.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila.
    Eu não gosto muito de biografias, raramente leio, só mesmo quando sou muito fã da pessoa em questão, mas como não tenho interesse em tênis e não tenho curiosidade pela história de Novak, eu leitura eu deixo para os admiradores.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Oiii,

    Camila, sinceramente, eu não curto biografia, está na minha lista de meta para o final do ano... Tenho um amigo que sempre lê e pela sua resenha vou indicar para ele a obra.
    Acho tenis um esporte incrivel que deveria ter mais espaço...


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Oi! Eu não gosto de ler biografias. Não sei bem explicar o motivo. Talvez seja porque eu vejo tudo pela lado ficcional. Aí entre ler uma texto que é ficção um que tentam me vender com real, fico com a ficção.
    Não gosto que me enrole.Não sei me fiz intender.
    Sobre o Novak Djokovic, tive que ir no Google para saber sobre ele.
    O que mais me chamou atenção foi o fato da vida dele se entrelaçar com a guerra.
    De resto, saber sobre a vida de um tenista não me atrai

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila, tudo bem? Bom, não sou muito fã de biografias, mas tem algumas que me interessam muito. Essa se passando na Sérvia e contando um pouco sobre a história do país e da guerra, e da sobrevivência em meio a isso, me chamou a atenção. Não sabia quem era o Novak, mas achei interessante... saber que ele passou por várias dificuldades para chegar onde chegou é uma ótima lição de vida.

    Adorei a sua resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  7. Oi, Camila!
    Biografias no geral não me interessam, mas gostei de saber que essa vai além da simples narrativa da vida de um atleta e se embrenha na parte histórica do local onde cresceu. Realmente o livro é grande e fica difícil de ter uma leitura prazerosa, ainda mais com tantos erros. Dispenso.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Eu adoro biografias. Tenho interesse em ler várias e já anotei essa na minha lista, porque o cenário em volta desta história me interessa também, aliás acho que nunca li nenhuma biografia de algum atleta, então será bom pra começar (mas ainda não sei quando). Uma pena que tenha erros de revisão e até de concordância, espero que em uma nova edição deem um jeito nisso.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Camila
    Eu não gosto nada de biografias e gosto menos ainda de tênis. Por isso, acho que esta leitura não seria de meu interesse. Além disso, acho que os admiradores do atleta em questão que iriam amar.
    E sabendo desses pontos negativos, já fico arredio quando a leitura! De modo geral, adorei a resenha ( :
    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Camis,

    Não curto biografias, a menos que seja uma pessoa que eu seja mega blaster fã, aliás nunca investi na aquisição de nenhum livro do gênero, mas creio que se ganhar um livro biográfico lerei. Achei legal sua empolgação na resenha e também bacana ter gostado da leitura e descoberto peculiaridades da vida de um tenista tão importante.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi flor,adorei sua resenha! Deve ser um prato cheio conhecer esse jogador! Ele parece ter mesmo uma
    história inacreditável para contar! É uma pena que não curto biografias!

    bjus

    ResponderExcluir
  12. Não gosto nem de tênis nem de biografia, e só me interesso por história da época da segunda guerra... hehe... acho que não é leitura para mim, fora que ficaria bem irritada com esses erros de revisão e de concordância.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi, Camila, tudo bem?
    Taí um livro que não me chamaria a atenção em uma livraria. Não entendo nada de tênis (ou qualquer outro esporte) e não conhecia o Djokovic. É muito vergonhoso da minha parte?
    Eu não gosto muito de biografias, mas é evidente que quando gostamos muito de alguma figura pública, quanto mais informações, melhor rs. Talvez o que me fizesse ler esse livro são s aspectos históricos presentes.
    Que bom que você gostou da leitura!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Ca...

    Questão de gosto mesmo na leitura... biografias são bem cansativas,mas devo ressaltar que aquelas que são de quem a gente gosta vale arriscar... eu li do Jhonny Deep e amei... porque adoro ele demais... mas com tantos defeitinhos esse se tornaria meio chatinho de ler ou teria que gostar muito de tênis para curtir a leitura... Xero!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Não sou muito fã de biografias, por isso, acho que não leria esse livro. Mas para quem gosta de tênis, com certeza é um prato cheio!
    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    não gosto de biografias, não tenho paciência para lê-las rsrs E depois do que você disse que o livro pode se tornar meio cansativo, agora é que não leio mesmo :P E também não curto muito tênis, vou passar a dica.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e confesso que não fiquei lá muito interessada, não sou fã de tenis e nem acostumada a ler biografias, então acho que a leitura seria bem cansativa para mim, mais ainda por causa do grande número de páginas, sobre a revisão deixar a desejar, isso não é algo que me incomoda muito, mas eu não vou me arriscar a ler esse livro, embora ele pareça ser bem interessante, no momento não é algo que eu quero ler.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Ola tudo bem?
    Eu não sou muito fan de biografias não, eu gosto mais de literatura fantastica, confesso se eu vesse apenas a capa e a sinopse desse livro não leria, mas como não é apenas uma simples biografia e sua resenha me deixou curioso, quem sabe eu venha a ler.
    Abraços!
    http://literaturaparaosaber.blogspot.com.br
    Amei seu blog e já estou te seguindo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Sua opinião é super importante para o Porão!
Deixe seu recadinho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...