Lendo livros em inglês #2


A quase um ano comecei um projeto para ler livros em inglês. Comecei com alguns livros da escola que estou fazendo o curso e... acabei não fazendo mais nenhuma leitura pois estava com o tempo apertado por conta do mestrado.

Alguns dias atrás estava eu, passeando pelos grupos de trocas e vendas do Facebook, quando encontrei uma moça vendendo essa belezura por R$15,00.




Claro que eu não resisti e fui correndo buscar Eleanor & Park para mim. Já estava querendo ler Rainbow Rowell, e não tinha como resistir a uma edição linda como essa!

E assim retomei meu projeto de ler em inglês!

Bom, como vocês imaginam ninguém acorda sabendo ler em inglês (mas bem que podia). Tenho um inglês hiper, super básico, mas estou conseguindo acompanhar a leitura. A maioria das frases são de fácil entendimento. Pela primeira vez na vida eu dei pulos de alegria por ter aprendido sobre tipos de roupas e descrições físicas no curso de inglês (na época eu detestei essa parte do curso) pois elas são mais frequentes do que eu costumava reparar quando lia em português. 

Bom, vocês devem estar se perguntando, como você faz com as palavras que não sabe o significado?

Coloquei o livro em português no kindle, e quando não consigo compreender alguma palavra dou uma olhada na versão nacional. Achei esse método interessante porque além de tudo eu consigo perceber a escrita da autora, como foi feita a tradução, algumas frases que estão no original mas não estão na versão brasileira, entre outras coisas. Se for preciso recorro ao dicionário. Esse "método" também está sendo legal para aprender novas palavras.



Eleonor & Park é um livro muito bom para treinar o inglês. Além de não ser de difícil entendimento os capítulos são curtos.

Por ser um exercício, estou lendo poucos capítulos por dia, mesmo querendo muito descobrir mais sobre a história que até então está uma delícia. Também estou intercalando a leitura com outros livros para não se tornar algo cansativo.

Estou gostando bastante da leitura e da maneira como  a estou conduzindo. Adquiri mais três livros em inglês através de um grupo do Facebook aqui da Universidade da minha cidade. Espero continuar progredindo nas leituras, compartilhando a experiência com vocês e quem sabe, inspirando algumas pessoas a se desafiarem a lerem em outros idiomas.

Afinal, quem não sonho em ler seus livros preferidos no idioma original?

18 comentários:

  1. Existem dicas de leitura para aprender a ler que envolvem inferência pelo contexto, sinônimos e às vezes alguns recursos usados pelo próprio autor ajudam os leitores. Quando estava fazendo intercâmbio acabei aprendendo. Fazer EASY cards das palavras que você encontra e não sabe o significa também ajuda a fixar. Basicamente, a ideia era colocar num papel a palavra e um lugar onde a palavra está sendo usada (Example), um antônimo (A), um sinônimo (S) e como você entendeu a definição (Your Explanation). Na época, essas dicas me auxiliaram a começar a ler em inglês - se bem que na época estava lendo artigos científicos, então era mais tenso e talvez para livros de ficção não seja necessário tudo isso, mas não tem limites pra aprender, certo?

    Um abraço,
    oepitafio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei da dica! Há muito tempo venho querendo ler livro em inglês, mas ainda tenho um certo medo, mas não deixarei de tentar.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Camila que capa linda , assim como você tenho um inglês básico básico e as vezes me aventuro a ler, com a ajuda do google vou que vou, e isso nos ajuda aos poucos ir aprimorando, faz tempo que não pego um livro por conta do tempo. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Camilaaa, sempre tive vontade de ler algum livro em inglês, mas acho que o meu inglês deve ser bem mais básico que o seu, contudo adorei sua estratégia de leitura, a versão em português acompanhando a versão em inglês. Isso me deu a impressão que você além de ler está absorvendo conhecimento e acho que se eu fizer o mesmo pode ser que consiga, pq além de treinar meu inglês vou melhorá-lo. Bom, comigo você atingiu o seu objetivo, quando puder vou tentar ler :)

    ResponderExcluir
  5. Que legal, Ca! Fiquei looooouca quando você mandou a foto no whatsapp hahaha to querendo demais esse livro - querendo ler um monte de livros, socorro! Tanta gente falando bem, acho que pelo enos 4 amigas já falaram bem do livro, esse ano me comprometi a ler todos os meus livros em inglês, porque eu compro demais e leio de menos eles. Quem sabe Eleanor e Park não entra no meu hall também? Amei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah "ps" 15 reais? morri haahahah (tinha esquecido de comentar sobre isso)

      Excluir
  6. Oi Ca... incrível você conseguir somente por 15,00 reais rs... Eu sou péssima em inglês... fiz dois anos de curso e continuei ruim na língua... tá as vezes entendo algumas coisas perdidas... mas é algo extremamente raro... já tentei pegar um livro em inglês até gibis.. mas não deu e a minha paciência se esgotou... então por enquanto vou ficando com os traduzidos mesmo... kkkk mas eu te desejo sorte e paciência para continuar com a leitura... as dicas foram ótimas... Xero!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila!
    Eu também pretendo ler mais livros em inglês esse ano. Comprei o box com os 4 romances do John Green e pretendo começar por Cidades de Papel.
    Achei legal a sua tática de conferir na versão traduzida as palavras que você não conhece. Sabe qual é uma boa tática também? Ler em inglês um livro que você já leu. Assim você já sabe o que está acontecendo e consegue deduzir mais fácil as palavras que não conhece. Minha primeira leitura em inglês foi assim e me ajudou a "pegar o ritmo" para as seguintes que foram de livros inéditos.
    Boa sorte com o projeto!
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Camila!
    Muito bacana o seu projeto. Eu li apenas um livro em inglês e acompanhei o audiobook para facilitar o entendimento e aprender melhor a pronuncia. Foi uma experiencia super legal e eu quero repetir, pelo menos a cada dois meses. Eu acho que isso não vai me ajudar a melhorar muito o meu conhecimento de inglês, ou talvez sim... mas não estou tão confiante assim :O
    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila. Tudo bem?

    Nossa, que legal. Estou lendo em inglês Anna e o beijo francês é recomendo. Mesmo meu inglês sendo bem básico a escrita da Perkins é super fácil e estou conseguindo. Uso um dicionário e o livro em português para ajudar. Não sou tão boa, mas vou tentando.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila.
    Sua ideia é realmente válida e ajuda muito, minha intenção esse ano é deixar a preguiça de lado e ler algo em inglês.
    Vou pagou um precinho muito bom nesse livro lindo.
    Boa sorte e mantenha o ritmo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Camila eu preciso começar a ler em Inglês. Finalizei meu curso no intermediário, mas sabe quando você não tem confiança? E pior que estou sentindo que já estou esquecendo as coisas que aprendi e eu não quero que isso aconteça! Mas desse ano não passa! Gostei desse método de ter o exemplar em português.. vou fazer assim =)

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Camila, sua linda, tudo bem?
    Te admiro!!!!!!! Você não sabe, tentei aprender inglês, mas tive que parar na época, por causa dos estudos do vestibular e nunca mais voltei. Sou fã da Agatha Christie e na biblioteca do meu cursinho de inglês, tinham vários livros dela, eu ficava louca para aprender logo, só para poder ler os livros. Que bom que você está conseguindo, deve ser uma sensação única.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Seria divino poder acordar sabendo inglês. rs! Meu inglês também é básico, por isso morro de medo de pegar a leitura e me frustrar. E&P é meu amorzinho, adorei!!!
    Se eu fosse começar, certamente seria com uma releitura, porque aí não rolaria aquela ansiedade pra saber o final da história. E acho que escolheria livros para os quais a língua original é extremamente importante, como Métrica (tem várias poesias) e O Teorema Katherine (o personagem vive fazendo anagramas).
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, Camila!
    Eu tenho muita vontade de conseguir ler em inglês, até li uma adaptação de Alice ano passado. Achei muito cansativo, mas como você disse; ninguém nasce sabendo inglês, nem os nativos kkkk.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oooi Mila.
    Há tempos tenho vontade de ler em Inglês, mas o meu também é aquele basicão. Como meu avô está enrolando demais para me pôr em um curso de idiomas, acho que vou optar por essa tática.
    Boa sorte nas leituras.

    Beijooos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Sua opinião é super importante para o Porão!
Deixe seu recadinho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...