Morada das Lembranças - Daniella Bauer



Editora Biruta
200 páginas

Morada das Lembranças, da autora nacional Daniella Bauer, foi um dos livros selecionados pela Editora Biruta para o Book Tour 2014. A um tempinho atrás me inscrevi e fiquei muito feliz em estar entre os sete blogs escolhidos para participar da leitura coletiva. 

O livro conta a história de uma família judia que, em meio à Revolução Russa de 1917, se vê obrigada a deixar seu país com a simples intenção de sobreviver. A família é composta por três pessoas: um bebê, uma menina e sua mãe, o pai/marido foi morto durante à Revolução.

Nunca essas guerras serão contadas, escritas, descritas, imaginadas ou representadas o suficiente. Essa dor nunca se esváira por inteiro (p.35).

A história é narrada através dos olhos de uma adorável menina que ao chegar ao Brasil é nomeada Maria, afinal, quem conseguiria pronunciar aqueles nomes russos?

Através de ternas palavras a menina (que ao narrar a história já é uma senhora) conta como  foi a fuga de seu país natal, as terríveis condições da travessia de navio até o Brasil, a chega ao novo país e a maneira como sua avó, que já morava por aqui, recebeu sua família. Ao longo do livro vai contanto como foi sua vida, retomando quando necessário alguns fatos da antiga morada.

A diagramação do livro é sem dúvida a mais bonita do ano! Notem a beleza do sumário... As ilustrações, aparentemente abstratas, permeiam todas as páginas do livro!


Ao decorrer da leitura a autora utiliza  várias palavras "difíceis", o que me fez voltar na ficha catalográfica e olhar a classificação do livro. Ele é classificado como "literatura juvenil", não entendo muito bem das classificações, se o juvenil engloba um público mais infantil ou não, mas recomendaria a leitura para o público jovem adulto.

A autora explora os sentimentos, durante toda a narrativa somos envoltos por medo, angústia, raiva, amor e ternura. Uma história que embora seja uma obra de ficção se assemelha com muitas histórias reais.

Agradeço a Ana Caires pela agradável mediação do Book Tour, que possamos continuar nos falando!

26 comentários:

  1. Olá,
    nunca procurei saber mais sobre a revolução Russa, e com certeza ler este livro seria um bom meio de entrar nesta história.
    Morada das lembranças parece ser um ótimo livro. Adoro histórias contadas, mesmo que fictícias. Ainda não conhecia o livro, mas não tem como não sentir vontade de lê-lo depois dessa tua resenha!
    Nunca participei de um BT promovido por uma editora, mas deve ser uma experiência bem legal, né?
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  2. Oii.
    Não conhecia o livro, mas achei super interessante essa premissa histórica!
    Não é o estilo que costumo ler, mas fiquei curiosa em saber como tudo se passou.
    Mesmo não gostando de linguagem complicada, eu fiquei interessada. Só não gostei muito por ter as folhas brancas, pra mim são cansativas, mas a arte da obra está linda!

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  3. Gente que livro lindo , e digo isso em todo os aspectos . Visualmente um encanto e quanto a história ... parece ser meu tipo de história hahaha. Não conhecia o livro , mas adorei essa oportunidade de saber que ele existe, vou com certeza procurar mais a respeito dele.

    ps: Sobre as classificações , sempre fico perdida e muitas vezes não concordo com a classificação atribuídas pelas editoras.

    Beijos , Anna
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila! Não conhecia essa autora e nem o livro, mas achei muito interessante!
    Gosto muito de livros baseados em fatos reais, como a Revolução Russa. Fiquei com vontade de ler!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila.
    A parte gráfica mostrada é linda, encanta mesmo.
    Mas a proposta da narrativa não chamou minha atenção
    Quanto a classificação, também não entendo como isso funciona, mas percebi pelo assunto abordado que realmente não parece um tema tão voltado ao público dito como alvo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas a premissa dele me chamou a atenção já que gosto de livros com essa temática histórica, principalmente quando temos guerra, revolução. Pela foto a diagramação está linda e adorei a parte gráfica.

    Pelo que percebi esse livro não é voltado para o público em questão, também não entendo de classificação mas acredito que literatura juvenil é dedicado para crianças e jovens adolescentes (off: mesmo não tendo essa faixa etária sempre me rendo aos livros juvenis) ... por isso concordo com você que o ideal seria para jovens adultos. Em suma, parabéns pela resenha.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  7. A arte gráfica da Biruta é sempre impecável.
    O livro não chamou minha atenção, não sou fã de histórias ambientadas em guerras, mas adorei saber que é de uma autora nacional! Tambem não entendo de classificação, mas não acho que esse seja um assunto para as crianças. Quem sabe para aqueles que, ao menos já passaram por essa matéria no colégio rs.

    Beijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  8. Ola Camila a diagramação da Editora é sempre impecável, adoro os livros da Biruta . Gostei da capa , e da premissa do livro, livros infanto sempre são uma leitura leve e gostosa para um final de tarde. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Hey, tudo bem?

    Nossa, a diagramação é realmente linda, fiquei encantada.
    Essa parece ser uma leitura de diversas formas tão delicada e leve. Adorei isso, ainda mais sendo que a premissa é tão interessante.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha e o livro parece ser bastante interessante, adoro esses livros em forma de memórias e a história da Maria deve ter sido bastante complicada, a guerra, a vinda para o Brasil, as péssimas condições da viagem e tudo o que aconteceu depois que chegou aqui, como a família se adaptou e tudo o mais. Achei a diagramação simplesmente linda, mas não poderia esperar outra coisa da editora Biruta.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  11. oi, tudo bom? pela foto que vc tirou a diagramação parece ser muito bonita mesmo.
    apesar de ser uma história emocionante, eu não consegui me sentir atraída pelo livro. por isso passo a leitura.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  12. Estou ansiosa para ler esse livro. Não sei quase nada da Revolução Russa e agora é minha oportunidade de me aprofundar. Acho que vou gostar muito da leitura. Essa opção de narrar por lembrança é nostálgica e uma ótima escolhe formal.
    Que diagramação! Esse sumário é maravilhoso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. A diagramação é muito linda mesmo! Mas, se tratando da Biruta, não me surpreende nem um pouco. Adoro livros que mexem com nossos sentimentos, e acho que esse me tocaria muito. Vou ler se tiver oportunidade.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. A Ana é muito fofa, né? ❤
    Não conhecia o livro, mas já o coloquei na lista de possíveis solicitações na parceria. O lance do vocabulário é mesmo de se estranhar, mas de repente incentiva a criança a buscar o significado e conhecer novas palavras. Adorei especialmente os detalhes da diagramação.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei a diagramação desse livro, parece ser mesmo lindo!
    Fiquei bem curiosa e pretendo lê-lo em breve, a trama me pareceu ótima!

    Beijos ♥
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  16. Oie... Achei o livro lindo, mas nunca tinha ouvido falar dele.
    Parabéns pela resenha.. beijos

    ResponderExcluir
  17. Que livro lindo e em todos os sentidos! Além da capa e diagramação caprichadas o enredo me chamou muito atenção. Esse tipo de história sempre me prende e comove. Vou adicioná-lo a minha lista.

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Ca, tudo bem?
    Como você está minha flor? E os estudos?
    Bom não me interessei pela leitura do livro, mas concordo com você sobre a capa... achei linda... bem desenhada... e por dentro parece-me tão belo quanto... a história parece ser um pouco triste... mas se você gostou... é o que importa... xero!!!

    ResponderExcluir
  19. Olá, primeiramente esse livro parece ser muito lindo e com uma diagramação perfeita *--* e o enredo também me conquistou parece ser bem emotivo e daqueles que te prende na leitura do começo ao fim.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  20. Oi, Camila
    Mesmo que eu não curta o gênero do livro, me senti atraída pela bela história que possui. Além disso, não tem como não se apaixonar por essa diagramação dos capítulos! Se eu lesse, talvez demorasse um pouco porque percebo que fluo mais com livros de fantasia e aventura, mas eu terminaria. E tenho quase certeza que gostaria.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi Camila,

    Eu gosto muito mesmo dos livros da Birita/Gaivota eles têm um cuidado fantásticos com as obras publicadas. Não conhecia este livro ainda e com certeza adorarei a leitura, pois explora muitos temas do nosso cotidiano como você colocou e certamente deve nos fazer refletir sobre muitas coisas.

    beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi, Camila!
    A Editora Biruta é de uma delicadeza e sensibilidade com os livros que eles preparam, eu sempre fico de boca aberta com a qualidade e beleza dos livros deles.
    O tema parece bem intenso, afinal essa época não foi nada fácil para os judeus. Mas não é um tema pelo qual tenho muito interesse.

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  23. Meu Deus que livro LINDO. tinha que ser da Biruta/Gaivota! O livro deve ser de uma sensibilidade enorme!! Fiquei curiosa

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Camila, tudo bem?
    A Biruta/Gaivota sempre arrasam na arte gráfica dos livros, está lindo demais. O livro não chamou minha atenção pois não curto histórias ambientadas em guerra. Mas que bom que gostou.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  25. A capa é bem... digamos... peculiar.
    Eu confesso que gostei da sua resenha. E hoje em dia tem muitos autores que fazem isso. Usam palavras difíceis para um público que não está acostumado com isso e isso dificulta as vendas um pouco... Eu acho isso chato.

    www.sonhosemtinta.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá! Essas histórias que envolvem o povo judeu sempre me chama a atenção, esse é um livro que iria ler sem problemas algum. Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Sua opinião é super importante para o Porão!
Deixe seu recadinho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...