Editora Biruta 200 páginas |
Morada das Lembranças, da autora nacional Daniella Bauer, foi um dos livros selecionados pela Editora Biruta para o Book Tour 2014. A um tempinho atrás me inscrevi e fiquei muito feliz em estar entre os sete blogs escolhidos para participar da leitura coletiva.
O livro conta a história de uma família judia que, em meio à Revolução Russa de 1917, se vê obrigada a deixar seu país com a simples intenção de sobreviver. A família é composta por três pessoas: um bebê, uma menina e sua mãe, o pai/marido foi morto durante à Revolução.
Nunca essas guerras serão contadas, escritas, descritas, imaginadas ou representadas o suficiente. Essa dor nunca se esváira por inteiro (p.35).
A história é narrada através dos olhos de uma adorável menina que ao chegar ao Brasil é nomeada Maria, afinal, quem conseguiria pronunciar aqueles nomes russos?
Através de ternas palavras a menina (que ao narrar a história já é uma senhora) conta como foi a fuga de seu país natal, as terríveis condições da travessia de navio até o Brasil, a chega ao novo país e a maneira como sua avó, que já morava por aqui, recebeu sua família. Ao longo do livro vai contanto como foi sua vida, retomando quando necessário alguns fatos da antiga morada.
A diagramação do livro é sem dúvida a mais bonita do ano! Notem a beleza do sumário... As ilustrações, aparentemente abstratas, permeiam todas as páginas do livro!
Ao decorrer da leitura a autora utiliza várias palavras "difíceis", o que me fez voltar na ficha catalográfica e olhar a classificação do livro. Ele é classificado como "literatura juvenil", não entendo muito bem das classificações, se o juvenil engloba um público mais infantil ou não, mas recomendaria a leitura para o público jovem adulto.
A autora explora os sentimentos, durante toda a narrativa somos envoltos por medo, angústia, raiva, amor e ternura. Uma história que embora seja uma obra de ficção se assemelha com muitas histórias reais.
Agradeço a Ana Caires pela agradável mediação do Book Tour, que possamos continuar nos falando!
Olá,
ResponderExcluirnunca procurei saber mais sobre a revolução Russa, e com certeza ler este livro seria um bom meio de entrar nesta história.
Morada das lembranças parece ser um ótimo livro. Adoro histórias contadas, mesmo que fictícias. Ainda não conhecia o livro, mas não tem como não sentir vontade de lê-lo depois dessa tua resenha!
Nunca participei de um BT promovido por uma editora, mas deve ser uma experiência bem legal, né?
http://www.entreleitores.com/
Oii.
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas achei super interessante essa premissa histórica!
Não é o estilo que costumo ler, mas fiquei curiosa em saber como tudo se passou.
Mesmo não gostando de linguagem complicada, eu fiquei interessada. Só não gostei muito por ter as folhas brancas, pra mim são cansativas, mas a arte da obra está linda!
Beijos ;*
Proseando com uma Bibliophile • Facebook
Gente que livro lindo , e digo isso em todo os aspectos . Visualmente um encanto e quanto a história ... parece ser meu tipo de história hahaha. Não conhecia o livro , mas adorei essa oportunidade de saber que ele existe, vou com certeza procurar mais a respeito dele.
ResponderExcluirps: Sobre as classificações , sempre fico perdida e muitas vezes não concordo com a classificação atribuídas pelas editoras.
Beijos , Anna
http://www.amigadaleitora.com/
Oi Camila! Não conhecia essa autora e nem o livro, mas achei muito interessante!
ResponderExcluirGosto muito de livros baseados em fatos reais, como a Revolução Russa. Fiquei com vontade de ler!
Beijos,
Fernanda
www.oprazerdaliteratura.com.br
Oi Camila.
ResponderExcluirA parte gráfica mostrada é linda, encanta mesmo.
Mas a proposta da narrativa não chamou minha atenção
Quanto a classificação, também não entendo como isso funciona, mas percebi pelo assunto abordado que realmente não parece um tema tão voltado ao público dito como alvo.
Beijos.
Leituras da Paty
Oi Camila, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas a premissa dele me chamou a atenção já que gosto de livros com essa temática histórica, principalmente quando temos guerra, revolução. Pela foto a diagramação está linda e adorei a parte gráfica.
Pelo que percebi esse livro não é voltado para o público em questão, também não entendo de classificação mas acredito que literatura juvenil é dedicado para crianças e jovens adolescentes (off: mesmo não tendo essa faixa etária sempre me rendo aos livros juvenis) ... por isso concordo com você que o ideal seria para jovens adultos. Em suma, parabéns pela resenha.
Beijos,
www.leitorasempre.com
A arte gráfica da Biruta é sempre impecável.
ResponderExcluirO livro não chamou minha atenção, não sou fã de histórias ambientadas em guerras, mas adorei saber que é de uma autora nacional! Tambem não entendo de classificação, mas não acho que esse seja um assunto para as crianças. Quem sabe para aqueles que, ao menos já passaram por essa matéria no colégio rs.
Beijinhos ;*
Andressa - Mais que Livros
Ola Camila a diagramação da Editora é sempre impecável, adoro os livros da Biruta . Gostei da capa , e da premissa do livro, livros infanto sempre são uma leitura leve e gostosa para um final de tarde. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Hey, tudo bem?
ResponderExcluirNossa, a diagramação é realmente linda, fiquei encantada.
Essa parece ser uma leitura de diversas formas tão delicada e leve. Adorei isso, ainda mais sendo que a premissa é tão interessante.
Beijos,
Dois Dedos de Prosa
Oi Camila, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha e o livro parece ser bastante interessante, adoro esses livros em forma de memórias e a história da Maria deve ter sido bastante complicada, a guerra, a vinda para o Brasil, as péssimas condições da viagem e tudo o que aconteceu depois que chegou aqui, como a família se adaptou e tudo o mais. Achei a diagramação simplesmente linda, mas não poderia esperar outra coisa da editora Biruta.
ResponderExcluirBeijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
oi, tudo bom? pela foto que vc tirou a diagramação parece ser muito bonita mesmo.
ResponderExcluirapesar de ser uma história emocionante, eu não consegui me sentir atraída pelo livro. por isso passo a leitura.
Seguindo o Coelho Branco
Estou ansiosa para ler esse livro. Não sei quase nada da Revolução Russa e agora é minha oportunidade de me aprofundar. Acho que vou gostar muito da leitura. Essa opção de narrar por lembrança é nostálgica e uma ótima escolhe formal.
ResponderExcluirQue diagramação! Esse sumário é maravilhoso!
Beijos!
A diagramação é muito linda mesmo! Mas, se tratando da Biruta, não me surpreende nem um pouco. Adoro livros que mexem com nossos sentimentos, e acho que esse me tocaria muito. Vou ler se tiver oportunidade.
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
A Ana é muito fofa, né? ❤
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas já o coloquei na lista de possíveis solicitações na parceria. O lance do vocabulário é mesmo de se estranhar, mas de repente incentiva a criança a buscar o significado e conhecer novas palavras. Adorei especialmente os detalhes da diagramação.
Beijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Adorei a diagramação desse livro, parece ser mesmo lindo!
ResponderExcluirFiquei bem curiosa e pretendo lê-lo em breve, a trama me pareceu ótima!
Beijos ♥
Livros e blablablá
Oie... Achei o livro lindo, mas nunca tinha ouvido falar dele.
ResponderExcluirParabéns pela resenha.. beijos
Que livro lindo e em todos os sentidos! Além da capa e diagramação caprichadas o enredo me chamou muito atenção. Esse tipo de história sempre me prende e comove. Vou adicioná-lo a minha lista.
ResponderExcluirBeijinhos!
www.citacaonumclick.com.br
Oi Ca, tudo bem?
ResponderExcluirComo você está minha flor? E os estudos?
Bom não me interessei pela leitura do livro, mas concordo com você sobre a capa... achei linda... bem desenhada... e por dentro parece-me tão belo quanto... a história parece ser um pouco triste... mas se você gostou... é o que importa... xero!!!
Olá, primeiramente esse livro parece ser muito lindo e com uma diagramação perfeita *--* e o enredo também me conquistou parece ser bem emotivo e daqueles que te prende na leitura do começo ao fim.
ResponderExcluirVisite "Meu Mundo, Meu Estilo"
Oi, Camila
ResponderExcluirMesmo que eu não curta o gênero do livro, me senti atraída pela bela história que possui. Além disso, não tem como não se apaixonar por essa diagramação dos capítulos! Se eu lesse, talvez demorasse um pouco porque percebo que fluo mais com livros de fantasia e aventura, mas eu terminaria. E tenho quase certeza que gostaria.
Com carinho,
Celly.
http://melivrandoblog.blogspot.com/
Oi Camila,
ResponderExcluirEu gosto muito mesmo dos livros da Birita/Gaivota eles têm um cuidado fantásticos com as obras publicadas. Não conhecia este livro ainda e com certeza adorarei a leitura, pois explora muitos temas do nosso cotidiano como você colocou e certamente deve nos fazer refletir sobre muitas coisas.
beijos
Tânia Bueno
www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br
Oi, Camila!
ResponderExcluirA Editora Biruta é de uma delicadeza e sensibilidade com os livros que eles preparam, eu sempre fico de boca aberta com a qualidade e beleza dos livros deles.
O tema parece bem intenso, afinal essa época não foi nada fácil para os judeus. Mas não é um tema pelo qual tenho muito interesse.
Beijinhos!
Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.
Meu Deus que livro LINDO. tinha que ser da Biruta/Gaivota! O livro deve ser de uma sensibilidade enorme!! Fiquei curiosa
ResponderExcluirbeijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Oi Camila, tudo bem?
ResponderExcluirA Biruta/Gaivota sempre arrasam na arte gráfica dos livros, está lindo demais. O livro não chamou minha atenção pois não curto histórias ambientadas em guerra. Mas que bom que gostou.
Bjs, Glaucia.
www.maisquelivros.com
A capa é bem... digamos... peculiar.
ResponderExcluirEu confesso que gostei da sua resenha. E hoje em dia tem muitos autores que fazem isso. Usam palavras difíceis para um público que não está acostumado com isso e isso dificulta as vendas um pouco... Eu acho isso chato.
www.sonhosemtinta.com.br
Olá! Essas histórias que envolvem o povo judeu sempre me chama a atenção, esse é um livro que iria ler sem problemas algum. Beijos!
ResponderExcluir