A Seleção - Kiera Cass


Autora: A Seleção
Número de Páginas: 361
Editora: Seguinte ( O selo jovem da Companhia das Letras)


Em Illéa, antigo Estados Unidos, vive America Singer, uma adolescente de 17 anos, ruiva, dos olhos azuis que canta e toca instrumentos musicais para ajudar a família. 

Illéa é dividida em oito castas, cada qual com determinadas características. America e sua família são da casta 5, que é constituída por artistas, músicos e dançarinas.

Há dois anos America vive um romance secreto com Aspen um jovem de 19 anos da Casta 6 ( serviços gerais como, por exemplo, governantas, costureiras, dentre outros), vive e tenta sustentar sua mãe e mais seis irmãos mais novos.

Em Illéa, quando um príncipe, atinge a idade de se casar é realizado um concurso, no caso A Seleção, onde jovens de dezesseis a vinte anos podem se inscrever para concorrer pela coroa e/ou pelo príncipe. Essas jovens não são obrigadas a se inscrever, porém muitas acabam participando pelas condições de vida que a coroa proporciona. 

America e sua família sobrevivem com dificuldades, e desde que receberam o convite para que ela se inscreva na Seleção, sua mãe começa a fazer certa pressão, afirmando que mesmo que ela não seja A selecionada, os cheques que a família iria receber durante o período de tempo que ela permanecesse no palácio ajudariam muito a família.

Durante um de seus encontros com Aspen ele também manifesta o desejo que ela se candidate, pois, não quer ser o responsável por ela continuar vivendo tão humildemente. Sedendo os argumentos da mãe e de Aspen, e pensando que não seria escolhida, ou talvez se fosse, não seria ruim alimentar-se bem durante alguns dias America se inscreve na Seleção.

Durante a transmissão do Jornal Oficial de Illéa, que todas as família costumam acompanhar, são apresentadas às 35 garotas escolhidas para a competição, uma delas irá casar-se com o príncipe, e claro, America é selecionada.

Ao chegar ao palácio se depara com um quarto luxuoso, roupas confeccionadas especialmente para ela, três criadas aos seus serviços, e muita, mas muita comida boa. Porém dentro do palácio America se sente presa, prezando por respirar, ela tenta ir ao jardim e é impedida pelos guardas, e neste momento acontece um inesperado encontro com o Príncipe Maxon.

Os dois começam a se conhecer, e America vai tendo alguns impressões sobre o príncipe. Acontecem várias coisas interessante durante os dias do palácio. A história apresenta detalhes sobre a  convivência de America com as outras selecionadas, com suas criadas e com o príncipe. 

Uma presença inesperada no palácio começa a confundir as ideias na cabeça da protagonista, e quando você termina o livro quer desesperadamente comprar a continuação para ver o que vai acontecer nesta distopia.

O tema "Desigualdade Social" está presente durante todo o decorrer do livro, o que é interessante pois vivemos essa desigualdade diariamente. Também apresenta, durante os acontecimentos no palácio, os pós e os contra de ambos os lados da história, o da humildade da casta 5 e a luxuosa vida da casta 1.

O livro é bem "light", ideal para momentos que você quer descansar de leituras pesadas ou das leituras da escola/faculdade, e super recomendo para os fãs de YA (Young Adult).



7 comentários:

  1. Seu blog é o segundo que visito hoje e o segundo com resenha de livros dessa série! Coincidências da vida... Todas as distopias que li até hoje trazem o tema da desigualdade social, gosto bastante disso.
    Acho as capas dessa série lindas!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coincidência Carla, nossa as capas são lindas mesmo!

      Excluir
  2. Ahh queria muito ler esta série. Dizem que é ótima, mas até hoje não parei para comprar.
    Sua resenha está bem descritiva.
    Espero ler um dia.
    Ah adorei o nome do seu blog. Porão da Liesel, super original...hahah

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É boa mesmo Leticia, eu aproveitei uma promoção no site das lojas Americanas, paguei 14 reais! Que bom que curtiu o blog =)

      Excluir
  3. Oie,
    nossa eu curti bastante a leitura, e não vejo a hora de lançar o último livro da série rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li o segundo da série Vanessa, estou curiosa!

      Excluir
  4. Já vi várias resenhas desse livro, mas nem comprei ainda. Porém todas elas são ótimas, então estou animada!

    Beijos.
    http://arianaviajante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Sua opinião é super importante para o Porão!
Deixe seu recadinho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...