A Seleção - Kiera Cass


Autora: A Seleção
Número de Páginas: 361
Editora: Seguinte ( O selo jovem da Companhia das Letras)


Em Illéa, antigo Estados Unidos, vive America Singer, uma adolescente de 17 anos, ruiva, dos olhos azuis que canta e toca instrumentos musicais para ajudar a família. 

Illéa é dividida em oito castas, cada qual com determinadas características. America e sua família são da casta 5, que é constituída por artistas, músicos e dançarinas.

Há dois anos America vive um romance secreto com Aspen um jovem de 19 anos da Casta 6 ( serviços gerais como, por exemplo, governantas, costureiras, dentre outros), vive e tenta sustentar sua mãe e mais seis irmãos mais novos.

Em Illéa, quando um príncipe, atinge a idade de se casar é realizado um concurso, no caso A Seleção, onde jovens de dezesseis a vinte anos podem se inscrever para concorrer pela coroa e/ou pelo príncipe. Essas jovens não são obrigadas a se inscrever, porém muitas acabam participando pelas condições de vida que a coroa proporciona. 

America e sua família sobrevivem com dificuldades, e desde que receberam o convite para que ela se inscreva na Seleção, sua mãe começa a fazer certa pressão, afirmando que mesmo que ela não seja A selecionada, os cheques que a família iria receber durante o período de tempo que ela permanecesse no palácio ajudariam muito a família.

Durante um de seus encontros com Aspen ele também manifesta o desejo que ela se candidate, pois, não quer ser o responsável por ela continuar vivendo tão humildemente. Sedendo os argumentos da mãe e de Aspen, e pensando que não seria escolhida, ou talvez se fosse, não seria ruim alimentar-se bem durante alguns dias America se inscreve na Seleção.

Durante a transmissão do Jornal Oficial de Illéa, que todas as família costumam acompanhar, são apresentadas às 35 garotas escolhidas para a competição, uma delas irá casar-se com o príncipe, e claro, America é selecionada.

Ao chegar ao palácio se depara com um quarto luxuoso, roupas confeccionadas especialmente para ela, três criadas aos seus serviços, e muita, mas muita comida boa. Porém dentro do palácio America se sente presa, prezando por respirar, ela tenta ir ao jardim e é impedida pelos guardas, e neste momento acontece um inesperado encontro com o Príncipe Maxon.

Os dois começam a se conhecer, e America vai tendo alguns impressões sobre o príncipe. Acontecem várias coisas interessante durante os dias do palácio. A história apresenta detalhes sobre a  convivência de America com as outras selecionadas, com suas criadas e com o príncipe. 

Uma presença inesperada no palácio começa a confundir as ideias na cabeça da protagonista, e quando você termina o livro quer desesperadamente comprar a continuação para ver o que vai acontecer nesta distopia.

O tema "Desigualdade Social" está presente durante todo o decorrer do livro, o que é interessante pois vivemos essa desigualdade diariamente. Também apresenta, durante os acontecimentos no palácio, os pós e os contra de ambos os lados da história, o da humildade da casta 5 e a luxuosa vida da casta 1.

O livro é bem "light", ideal para momentos que você quer descansar de leituras pesadas ou das leituras da escola/faculdade, e super recomendo para os fãs de YA (Young Adult).



7 comentários:

  1. Seu blog é o segundo que visito hoje e o segundo com resenha de livros dessa série! Coincidências da vida... Todas as distopias que li até hoje trazem o tema da desigualdade social, gosto bastante disso.
    Acho as capas dessa série lindas!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Ahh queria muito ler esta série. Dizem que é ótima, mas até hoje não parei para comprar.
    Sua resenha está bem descritiva.
    Espero ler um dia.
    Ah adorei o nome do seu blog. Porão da Liesel, super original...hahah

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É boa mesmo Leticia, eu aproveitei uma promoção no site das lojas Americanas, paguei 14 reais! Que bom que curtiu o blog =)

      Excluir
  3. Oie,
    nossa eu curti bastante a leitura, e não vejo a hora de lançar o último livro da série rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Já vi várias resenhas desse livro, mas nem comprei ainda. Porém todas elas são ótimas, então estou animada!

    Beijos.
    http://arianaviajante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Sua opinião é super importante para o Porão!
Deixe seu recadinho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...