Adaptações



Recentemente foi anunciado pela Editora Seguinte que a Série A Seleção vai virar filme! Segundo eles, os direitos de adaptação dos livros de Kiera Cass foram comprados pela Warner Bros. O time de produtores inclui Denise DiNovi & Alison Greenspan (Se eu ficar, Edward Mãos de Tesoura, Amor a toda prova, Golpe Duplo) e Pouya Shahbazian (Divergente, Insurgente). O roteiro será escrito por Katie Lovejoy.


Esse anúncio me fez refletir sobre esse tema super polêmico entre os amantes dos livros: as adaptações. Eu particularmente adoro ir conferir na telona as histórias que tanto me fascinam. Mesmo que às vezes eles cortem alguns pedaços que eu considerava super importante eu respiro fundo, conto até 10, afinal, é uma adaptação. E quem não gosta de ficar comentando as diferenças entre o livro e o filme? Me sinto detentora de um super segredo, "eu sei que acontece isso, as outras pessoas dessa sala de cinema provavelmente não sabem" HAUhauAHuahUAH

Mas, apesar dos pesares e de contar até 10 muitas vezes, é impossível gostar de todas. O que me deixa irritada são mudanças absurdas como a Annabeth de Percy Jackson que teve as características físicas alteradas e que ninguém deu bola para o boné dela que era master importante. Inclusive, essa é uma das piores adaptações de todos os tempos (pra mim).

Outra coisa que me incomoda são atrizes/atores sem expressão. Nessa categoria podemos citar Crepúsculo e mais recentemente Cinquenta Tons de Cinza.  Gente eu tinha adorado Crepúsculo, até ir conferir o que fizeram com o Edward e a Bella, gente quem escolheu os atores? Pra mim eles tiraram todo o brilho da história. Já em CTC conseguiram deixar um livro de tirar o fôlego totalmente cansativo e eu (aposto que você também) fiquei com uma vontade de dar uma tapa na cara daquela atriz sem expressão. 

Eu gostei bastante das adaptações de Harry Potter, Jogos Vorazes, ACEDE e Divergente. Embora tenha sentido falta de alguns elementos, como por exemplo, o incidente que mostra bem a personalidade do Peter em Divergente, esses filmes conseguiram transmitir a mágica, a energia, os sentimentos dos livros.

Espero grandes coisas da adaptação de A Seleção. Imagino os vestidos das candidatas, o palácio...O filme tem tudo para ter um figurino incrível. Não quero perder por nada. Aproveito também esse post para indicar outros livros que em breve serão adaptados para a telona:

  


  


E vocês o que pensam sobre as adaptações??






20 comentários:

  1. Concordo que Percy Jackson foi uma das piores adaptações de todos os tempos, por mais que sejamos tolerantes em relação as adaptações, lembrando que filme não é livro essa IRRITA só de saber que foi feita! #ProntoConfessei

    Eu também espero grandes coisas de "A Seleção", mas tenho quase certeza que muita coisa será mudada principalmente porque o livro é uma narrativa do ponto de vista da América, no filme vai ser um ponto de vista geral... talvez também apimentem algumas oposições, deem mais espaço a Rainha... enfim... Não sei se vou ao cinema ver, não sou tão fã da série, mas quando sai na tv verei \o/

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li os livros, mas já ouvi muita coisa boa...
    Desses outros que vão virar filme eu estou ansiosa esperando a animação de "O pequeno príncipe"

    Seu blog é muito lindo e eu adorei conhecer, já estou seguindo!

    Se quiser conhecer o meu blog também é só dar uma passadinha no
    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Eu anda não li o livro, mais quero ler e vou querer ver o filme.
    Para mim o filme do Percy Jackson também para mim é a pior adaptação, tiram muita coisa importante e os atore não tinham nada ver e olha que gosto muito dos livros.

    ~~~Denise Crivelli
    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii
    eu nunca li nenhum dos livros mais acho super legal quando eles são adaptados
    e vira filme, dai eu fico mais por dentro do enredo pois prefiro assistir do que ler apesar da leitura conter mais detalhes.
    quero muito ver o pequeno principe, acho linda a historia.

    Um Abraço
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu fiquei tão feliz com essa notícia e estou ansiando ver esse filme. Amei os livros da A Selação e sei que o filme vai ser um sucesso. Só espero que eles saibam adaptar a obra e não fujam da história.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila, tudo bem?

    Eu acho muito legal quando tem adaptações, já que mostra o reconhecimento do livro e autor. Sobre PJ eu assistir aos filmes, mas vi muitos comentários sobre como não tem nada haver com os livros.

    Fiquei muito feliz sobre a divulgacão do filme de A Seleção, como também os filmes de Como era antes de você, A Esperança Parte 2, Convergente, Quem é você, Alasca?, Mentirosos, Carta de amor aos mortos, Mazer Runner, Por lugares incríveis, entre outros.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila, abordou um assunto um tanto qto polêmico né kkkk. Bom, sou igual a você sei que não adianta reclamarmos das mudanças afinal o filme é apenas uma adaptação, mas isso não muda o fato de que muitas vezes fico indignada com as mudanças, é tão triste ver coisas que consideramos essenciais serem modificadas nas telonas. A última experiência desse tipo que tive foi com Uma Longa Jornada que acabaram excluindo um personagem que na trama original era super importante, mas fazer o que, o jeito é contar até 10 ou até 100, quem sabe até 1000

    ResponderExcluir
  8. Ola Camila essas adaptações amamos ou odiamos néh, confesso que adoro ver os livros nas telonas, mas quando as mudanças são bruscas demais, ficamos muito bravas, afinal somos fiéis ao que lemos e nos encantou. Espero que essas novas adaptações sejam boas. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Camila, também adoro conferir as adaptações mesmo que as vezes fique bem irritada com essas mudanças importantes ou até mesmo a mal escolha dos atores, mas mesmo assim sempre temos algumas que conseguem nos encantar <3 Espero que A Seleção seja uma desta e que realmente tenha um figurino incrível e fiel <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  10. Ooi, Camila. Eu adoro adaptações, e até as ruins eu gosto de assistir para ver se surge um interesse em ler os livros (em alguns casos). Foi assim com Jogos Vorazes e Divergente, que me senti obrigada a ler depois de ter adorado os filmes. <3
    Geralmente eu tento ignorar as coisas que eles tiram e poe em relação aos livros, na verdade eu não me importo tanto com isso quando se trata de filme. Se for adaptado para série eu acho que ele tem a ~~obrigação de ser fiel, pois na série da para abordar todos os detalhe da obra. Um bom exemplo disso é Outlander. Ele não é 100% fiel, é claro, mas em compensação todas as vezes que vi algo diferente do livro eu fiquei tipo "PQPPQPQPQPQ FICOU MUITO MELHOR". Enfim... :) Eu só sei que quero logo a adaptação de Mentirosos!!!!!! Beijos.
    Blog Clicando Livros

    ResponderExcluir
  11. Ei Camila, tudo bem?

    Adaptações é um tema complicado, como você mesma disse é impossível gostar de todas, mas acredito que seja uma incentivo para quem não leu o livro procurar mais detalhes da história. Até agora minha adaptação favorita foi "Garota Exemplar". Como só comecei a ler Harry Potter por agora ainda não tenho o olhar de leitor, somente de telespectador.
    Quanto ao Cinquenta tons de cinza, discordo de você. Não teria escolhido aquela atriz para viver a Anastácia, mas a interpretação dela me surpreendeu, em contrapartida a dele, para mim, deixou muito a deseja. Ele que não teve expressão kkk

    Bjin
    Jéssica Brenda
    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios

    ResponderExcluir
  12. Oiiii
    Tem algumas adaptações, que meu Deus, porque fizeram aquilo. Mas tem outras que ficaram ótimas! ACEDE é um exemplo, achei que ficou incrível, super bem adaptado, amei demais!
    Eu estou louca para ver quase todos da lista, mas quero muuuuuuito ver Mentirosos, porque o livro é incrível!
    E como assim Por lugares incríveis vai virar filme??? Eu nem sabia! :o
    Amei o post!

    Beijinhos!
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Devo dizer que adorei seu post. Muito pertinente. Concordo com vc em muitos pontos. E....claro. ...Crepúsculo bate recorde em falta de expressão facial. ...rsrsrs

    cafeecomletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Sério que "Mentirosos" terá adaptação!? Não sei se me sinto extremamente feliz com isso, ou totalmente apreensiva :O enfim, o livro é incrível e com certeza vou querer ver o filme. Quanto "A Seleção", adorei a notícia, e espero que façam um bom filme, porque as séries que iriam ter e uma que eu vi parte do pilot ia ser horrível... tem tudo para ser um bom filme e com um figurino espetacular.

    Eu adoro os filmes de Harry Potter, mas tem algumas grandes diferenças, mas é Harry Potter <3. Achei a adaptação de "Em Chamas" uma das melhores que já vi, e a de "A Culpa é das Estrelas" também foi bem fiel. Quando a "Divergente", aquela cena saiu depois, e acho que teria sido bem pesada para a classificação etária do filme, então por isso tiraram do filme... mas sinceramente, não gostei da atuação nem da Shaileine e nem do Ansel.

    Gostei bastante do post.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  15. Apesar de às vezes sair do cinema enlouquecida e xingando, adoro conferir adaptações também. Amo ver livros que eu amo "ganhando vida", é realmente fascinante. Estou muito ansiosa por várias adaptações, principalmente a de A quinta onda. E não me mate, mas eu gostei da adaptação de Crepúsculo! Rs...

    Beijo.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi amore.... eu não sabia que Mentirosos iria virar filme oh lord.... preciso ler esse livro logo...
    Realmente falar de adaptação é meio complicado mesmo... porque tem uns filmes que ficam legais e outros em tanto... eu amei Divergente e Insurgente... mesmo com algumas cenas que senti falta... ACEDE e gostei mais do filme do que do livro particularmente... de 50 tons nem comento... porque odiei a escolha da atriz... enfim... espero que a adaptação de A Seleção seja boa porque o time escalado para a produção e muito bom... Xero!

    ResponderExcluir
  17. Oi Camila, nem me fale da adaptação de 50 tons pois eu sou uma dessas pessoas que saiu revoltada do cinema, hahaha.. Mas sinceramente, desde a escolha dos personagens, já achei que o filme seria bem fraco. Ainda não li A seleção mas pretendo fazer isso antes da estréia do filme. E estou super ansiosa para ver a adaptação de Como eu era antes de você.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  18. ola, não vejo a hora pra ver Lou e Wil nas telinhas,.

    http://cantinhocritica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. eu adoro adaptações mesmo que sejam diferentes em alguns aspectos da ideia original no livro, mas acho que pra isso o diretor tem que ser mt bom pra mudar algo na história (o que a grande maioria não consegue).
    mas o que importa mesmo é que o filme seja legal e que seja uma boa experiência, mas existem aquelas adaptações que parecem terem surgido das trevas hahaha pensa num filme ruim.
    adaptação é uma faca de dois gumes por assim dizer.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  20. Fiquei tão feliz quando soube dessa noticia
    tem muito livro que amo ai nessa lista
    estou ansiosa a espera das adaptações

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ SORTEIO box Nicholas Sparks

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Sua opinião é super importante para o Porão!
Deixe seu recadinho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...